terça-feira, 5 de agosto de 2008

Vereadores ficaram até 135% mais ricos

PATRIMÔNIO DOS CANDIDATOS

Vereadores da Capital ficaram 135% mais ricos

 

Clique para Ampliar

A Câmara de Fortaleza superou Boa Vista e Rio na média de enriquecimento dos vereadores (Foto: Kid Júnior)

Fortaleza é a capital com a maior média de enriquecimento de vereadores: 135%, de 2006 a 2008

Brasília. Parlamentares que disputam as eleições municipais deste ano enriqueceram, em média, 46,3% nos últimos dois anos, segundo levantamento divulgado ontem pela ONG (Organização Não-Governamental) Transparência Brasil. Entre as capitais brasileiras, a Câmara Municipal de Fortaleza teve a maior média de enriquecimento entre os vereadores pesquisados: 135%, de 2006 para 2008.

Os números são referentes à média da evolução do patrimônio declarado por 180 vereadores de capitais que foram candidatos em 2006 e 255 deputados federais, senadores ou deputados estaduais que disputam os cargos de prefeito ou vice-prefeito.

Segundo o levantamento, dos 709 vereadores em exercício nas câmaras municipais das capitais, 663 disputam a reeleição ou concorrem ao cargo de prefeito ou vice-prefeito. O patrimônio médio declarado por esses parlamentares é de R$ 377 mil. Outros 277 parlamentares do Senado, da Câmara Federal ou das assembléias legislativas se candidataram a prefeito ou a vice-prefeito.

Para fazer o levantamento, a ONG usou as declarações de bens que os candidatos são obrigados a fornecer à Justiça Eleitoral. A Transparência Brasil comparou os declarações apresentadas nas eleições de 2006 com as deste ano. A organização mantém um site na internet (www.transparencia.org.br), através do qual oferece ao cidadão o acesso a informações da vida pública dos parlamentares como forma de combate à corrupção.

Depois de Fortaleza, fica em segundo lugar na lista de capitais onde os vereadores mais enriqueceram a cidade de Boa Vista (Roraima), cujo patrimônio evoluiu 122% em média nos últimos dois anos. Na seqüência, em terceiro lugar, aparece a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, onde os vereadores enriqueceram em média 108% no período.

O levantamento também registrou casos onde os vereadores tiveram redução do patrimônio. O caso de menor redução, em média, foi na Câmara Municipal de Campo Grande, onde os parlamentares reduziram em 23% o patrimônio.

O levantamento ainda comparou o patrimônio declarado pelos 663 vereadores que buscam a reeleição com a renda per capita de suas respectivas cidades. Com base no PIB (Produto Interno Bruto) per capita, os vereadores são, em média, 45,5 vezes mais ricos que a média da comunidade que estão representando.

Nenhum comentário: