segunda-feira, 2 de junho de 2008

60 ANOS DE FRACASSOS EM MATÉRIA DE DIREITOS HUMANOS - OS GOVERNOS DEVEM SE DESCULPAR E COMEÇAR A AGIR

"Injustiça, desigualdade e impunidade são as marcas do mundo de hoje. Os governos devem agir agora para diminuir a distância que separa suas promessas de seu desempenho”.





(Londres) A Anistia Internacional desafiou hoje os líderes mundiais a se desculparem por seis décadas de fracassos em matéria de direitos humanos.

"As zonas mais críticas para os direitos humanos em Darfur, no Zimbábue, em Gaza, no Iraque e em Mianmar exigem uma ação imediata", declarou Irene Khan, secretária-geral da organização, durante o lançamento do Informe 2008 da Anistia Internacional: o estado dos direitos humanos no mundo.

"Injustiça, desigualdade e impunidade são as marcas do mundo de hoje. Os governos devem agir agora para diminuir a distância que separa suas promessas de seu desempenho”.

O Informe 2008 da Anistia Internacional mostra que, 60 anos depois de a Declaração Universal dos Direitos Humanos ter sido adotada pelas Nações Unidas, as pessoas ainda são torturadas ou maltratadas em pelo menos 81 países, enfrentam julgamentos injustos em ao menos 54 países e são proibidas de se expressar livremente em pelo menos 77 países.

"O ano de 2007 se caracterizou pela impotência dos governos ocidentais e pela ambivalência ou relutância das potências emergentes para enfrentar algumas das piores crises de direitos humanos do mundo, desde os conflitos entranhados até as crescentes desigualdades que estão deixando milhões de pessoas para trás", afirmou Irene Khan.

A Anistia Internacional adverte que a maior ameaça ao futuro dos direitos humanos é a ausência de uma visão compartilhada e de uma liderança coletiva.

"O ano de 2008 apresenta oportunidades sem precedentes para que os novos líderes que estão assumindo o poder e para que os países que estão emergindo no cenário mundial tomem um rumo novo e rejeitem as políticas e as práticas míopes que ultimamente têm feito do mundo um lugar mais perigoso e mais dividido", declarou a secretária-geral.

A Anistia Internacional desafia os governos a criarem um novo paradigma para uma liderança coletiva baseada nos princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

"Os mais poderosos devem liderar com exemplos", afirmou Irene Khan.

• A China deve cumprir as promessas que fez em torno dos Jogos Olímpicos, permitindo a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa e acabando com a "reeducação pelo trabalho".

• Os Estados Unidos devem fechar o campo de detenção de Guantánamo e os centros de detenção secretos. Devem processar seus detentos segundo as normas para julgamentos justos ou, então, libertá-los; devem ainda rejeitar, de modo inequívoco, o uso da tortura e dos maus-tratos.

• A Rússia deve mostrar uma maior tolerância com as divergências políticas e nenhuma tolerância com a impunidade para os abusos de direitos humanos cometidos na Chechênia.

• A União Européia deve investigar a cumplicidade de seus Estados-membros com as transferências extrajudiciais (renditions) de pessoas suspeitas de terrorismo e estabelecer para seus próprios membros os mesmos critérios de direitos humanos que estabelece para outros países.

A secretária-geral faz um alerta: "Os líderes mundiais não estão querendo enxergar o que está na sua frente, mas essa inércia terá um custo alto. Como bem demonstram o Iraque e o Afeganistão, os problemas de direitos humanos não são tragédias isoladas, mas são como vírus, que podem infectar e se espalhar rapidamente, tornando-se um risco para todos nós”.

"Os governos deveriam mostrar hoje o mesmo grau de visão, de coragem e de comprometimento que levou as Nações Unidas a adotar a Declaração Universal dos Direitos Humanos sessenta anos atrás”.

"Cada vez mais, as pessoas estão exigindo justiça, liberdade e igualdade”.

Entre as imagens que mais marcaram 2007, estão os monges em Mianmar, os advogados no Paquistão e as mulhgeres ativistas no Irã.

"Populações inquietas e indignadas não permanecerão silenciosas, e os líderes mundiais se arriscam por ignorá-las", declarou Irene Khan.


NOTA AOS EDITORES:

1. O Informe 2008 da Anistia Internacional, a avaliação anual mundial que a organização faz dos direitos humanos, publicado no ano do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, abrange 150 países.

2. O informe destaca as seguintes tendências:
• Ataques contra civis cometidos com impunidade por grupos armados e por forças dos governos;
• Violência generalizada contra a mulher;
• Promoção da tortura e dos maus-tratos como formas aceitáveis de se obter informações;
• Supressão do dissenso e ataques a jornalistas e ativistas;
• Ausência de proteção aos refugiados, aos requerentes de asilo e aos imigrantes;
• Negação dos direitos econômicos e sociais; e
• Subterfúgios para livrar as corporações de responsabilidade por abusos de direitos humanos.

3. A Anistia Internacional observou que, nas seis últimas décadas, houve avanços com relação a legislações e a instituições de direitos humanos, ao apoio crescente para o fim da pena de morte, e à instauração de processos em alguns casos de crimes de guerra e de crimes contra a humanidade, tanto por tribunais internacionais quanto nacionais.

4. A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pelas Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.

5. A reeducação pelo trabalho é um sistema de detenção punitiva imposto pela polícia da China por um período de até quatro anos, sem acusação, sem julgamento e sem revisão judicial.



Material audiovisual, detalhes sobre eventos de mídia e outras informações estão disponíveis em: http://report2008.amnesty.org/press-area/en


Para mais informações ou para agendar uma entrevista com algum dos porta-vozes da AI, ou com algum personagem dos casos com os quais trabalhamos, entre em contato com a Assessoria de Imprensa através do telefone 020 7413 5566 ou do e-mail press@amnesty.org.



Informe 2008 - Anistia Internacional: Fatos e Números
PROMESSAS QUEBRADAS, por Irene Khan, secretária geral da AI
Leia mais sobre o 'Informe 2008 - Anistia Internacional' (em português) e baixe o relatório em português

Nenhum comentário: