quarta-feira, 4 de junho de 2008

Islam e vegetarianismo

De: http://www.islamicconcern.com

O propósito deste artigo é mostrar o que muitos muçulmanos(as) já vem suspeitando há muito tempo: o consumo de carne, laticínios e ovos vai de encontro com os ensinamentos islâmicos de bondade para com os animais. E não apenas isso, pois as indústrias de exploração animal são responsáveis pela poluição e destruição ambiental, e também contribuem para o aparecimento de diversas doenças fatais nos humanos.
O Corão é claro a respeito da vida dos animais:

Não vê você que tudo que há nos céus e na terra se prostra diante de Allah? O sol, a lua, as estrelas, as montanhas, as árvores, os animais...
Sura 22:18

Não existe ser algum que ande sobre a terra, nem ave que voe, que não faça parte de uma nação assim como você. Nada omitimos do Livro, e todos serão congregados ante seu Senhor.
Sura 6:38

O Corão nos diz que os animais formam comunidades e nações entre eles próprios, e que eles são muito mais do que meros recursos. Mesmo assim, os animais são tratados como máquinas nas "fazendas de criação" modernas. Estas fazendas de criação não são apenas encontradas no ocidente, elas estão se tornando o maior meio de produção de carne, ovos e leite de todo o mundo.

Os(as) muçulmanos(as) são ordenados à defender o ambiente. O Corão diz: "Por certo que oferecemos a custódia aos céus, à Terra e às montanhas, mas eles se negaram e temeram recebê-la. E o homem assumiu isto..." Sura 33:72.

O Corão apenas nos diz que as carnes permitidas podem ser consumidas se alguém assim desejar. Mas em nenhum lugar na mensagem do Islam se requer que um(a) muçulmano(a) coma carne ou outro produto animal. O consumo de carne e de produtos animais não é nem encorajado nem recomendado.

Nem a bondade para com os animais pregada pelo Profeta (sas) ou a condição especial para com os animais como descrita no Corão se vêem refletidas nos modernos métodos de criação de animais para alimento. Adotando uma dieta vegana (livre de carne, lacticínios e ovos) um(a) muçulmano(a) encontrará a maneira mais fácil de viver de acordo com os preceitos éticos, ambientais e saudáveis do Islam.

Nenhum comentário: