quinta-feira, 5 de junho de 2008

Judaismo e Vegetarianismo

Os Judeus Vegetarianos
Por: Gustavo Erlichman*

--------------------------------------------------------------------------------


Por que será que judeus estudiosos e líderes religiosos defendem o vegetarianismo, entre eles, o escritor Isaac Bashevis Singer, o ex-Rabino Chefe de Israel, Rav Shlomo Goren e o 1º Rabino Chefe Ashkenazi de Israel, Rav Abraham Kook? Por que será que o ex-Rabino Chefe da Irlanda, Rav David Rosen considera o consumo da carne como "inaceitável" em relação à lei judaica (halachá)?

A Torá possui diversas regras exigindo um tratamento humanitário para os animais, porém, nas modernas criações que produzem mais de 90% dos produtos de origem animal que consumimos hoje, tratam os animais em condições repugnantes. Os Ensinamentos Judaicos enfatizam a grande importância de proteger a saúde humana e apesar disto o consumo de produtos de origem animal é responsável por inúmeras doenças, incluindo as cardíacas, que em muitos países são a primeira causa de morte.

Na história da Criação, D-us indica a Adão e Eva uma dieta vegetariana (Genesis 1:29) que por sua vez será a dieta da Era Messiânica, uma vez que de acordo com o Profeta Isaias todos os animais serão vegetarianos (11:6-9). Ser vegetariano seria parte do ideal pensado por D-us ao criar o mundo e as leis de kashrut ordenadas por Ele são apenas uma concessão aos desejos mais básicos do ser humano, e tem como objetivo restringir o consumo de carne pelos homens.

A alimentação baseada no consumo de carne é pelo menos 10 vezes mais devastadora e desperdiçante de recursos do que a alimentação vegetariana. Conforme previu o Rabino Isaac Ha-Levi Herzog: "Os judeus cada vez mais se tornarão vegetarianos, na medida em que aprofundarem o conhecimento daquilo que lhes é prescrito na tradição judaica... Uma grande constelação de importantes rabinos e líderes espirituais... têm apresentado o vegetarianismo como o significado maior dos preceitos morais judaicos".

Conheça mais sobre os Judeus Vegetarianos visitando os sites abaixo:
· JEWISH VEG ( www.jewishveg.com ) - O 'Jewish Veg' é um dos mais completos sites para os judeus vegetarianos ou interessados no tema. O site oferece, além de uma completa sessão de perguntas e respostas, cursos on-line e newsletter, um guia para os iniciantes no vegetarianismo. Basta se cadastrar para ter o guia gratuitamente.
· SER VEGETARIANO É UMA MITZVÁ? ( www.brook.com/jveg ) - Algumas pessoas acreditam que ser vegetariano é uma Mitzvá (boa ação) e no site 'JVEG' existem diversos argumentos e dicas de site para esta opinião.


· THE JEWISH VEGETARIAN AND ECOLOGICAL SOCIETY ( www.ivu.org/jvs ) - O propósito da Sociedade Vegetariana-Ecológica Judaica é promover a prática do vegetarianismo aliada a tradição judaica, explorando todas as relações entre estes dois temas.


· A CASE FOR JEWISH VEGETARIANISM ( www.goveg.com/feat/jewishveg ) - Neste site você poderá fazer o download, ou solicitar via correio, um livreto sobre os judeus e a dieta vegetariana, com diversas explicações no âmbito religioso.


· THE SCHWARTZ COLLECTION ( www.jewishveg.com/schwartz ) - O Dr. Richard Schwartz é PhD em matemática, em Nova York, e especialista no tema do vegetarianismo na religião judaica. Neste site ele oferece uma completa e excelente relação de links sobre o tema.


· VEGGIE DATE ( www.veggiedate.org ) - Melhor do que ser vegetariano(a) é ter uma companheira(o) vegetariana(o). No site 'VEGGIE DATE' você poderá encontrar a sua alma-gêmea judia e vegetariana!


· PESSACH VEGETARIANO ( www.geocities.com/Heartland/Hills/1259 ) - Que tal fazer um Seder de Pessach totalmente vegetariano? O site 'BEIT HACHALUTIM' lhe ensinará diversas receitas deliciosas, além de fornecer muitas informações sobre o judaísmo vegetariano.


· PRÓS E CONTRAS ( www.aish.com/societyWork/society/Judaism_and_Vegetarianism.asp ) - Neste artigo do site Aish.com a Rebetzin Feige Twerski e o Rabino Shraga Simmons analisam os prós e os contras da dieta vegetariana para os judeus.


· DEBATES VIA E-MAIL - Se o seu interesse é conhecer e conversar com outros judeus vegetarianos, visite os sites dos grupos 'VEGGIE JEWS' e 'JEWISH VEGANS':
1. http://groups.yahoo.com/group/veggiejews/
2. http://groups.yahoo.com/group/jewishvegans/


Fontes: Vegetarianismo.com.br e MavenSearch.com
Agradecimento: Nelly Altenburger (Estudante em Rabinato e Vegetariana)

* Gustavo Erlichman é Consultor de Internet e criador do site judaico PLETZ.com
E-mail: gus@pletz.com.br

Nenhum comentário: